Ir para o conteúdo principal

Conceitos básicos de Kubernetes

O que é o Kubernetes?

Kubernetes é um Sistema de código aberto para automatizar a implantação ,o dimensionamento e a gestão de aplicativos em containers . Ele foi criado pelo Google e agora é mantido pela Cloud Native Computing Foundation (CNCF).

 

 

 

Infraestrutura de um Cluster Kubernetes

Um cluster Kubernetes consiste em um conjunto de servidores de processamento, chamados Nós, que executam aplicações containerizadas. Todo cluster possui ao menos um servidor de processamento (worker node) e um Control Plane (Master).

 

azure-kubernetes-service-namespaces-2.png

  • Pods

Os pods são as menores unidades de computação implantáveis que você pode criar e gerenciar no Kubernetes.

Um Pod é um grupo de um ou mais containers, com armazenamento compartilhado e recursos de rede e uma especificação de como executar os contêineres. O conteúdo de um Pod é sempre executado em um contexto compartilhado.

  • Deployment

Em Kubernetes, um deployment é um objeto que gerencia um conjunto replicado de pods. Um deployment garante que um número especificado de réplicas de um aplicativo esteja em execução em um determinado momento. Ele também permite atualizações e rollbacks sem tempo de inatividade. Você pode pensar em um deployment como uma maneira declarativa de gerenciar pods.

  • Services

É um objeto que define um conjunto lógico de pods e uma política de acesso a eles. Os serviços permitem que um conjunto de pods seja exposto como um serviço de rede. Isso pode ser usado para descoberta de serviço e balanceamento de carga interno para aplicativos em execução em Kubernetes.

  • Nodeport

    NodePort service é uma maneira de obter tráfego externo diretamente para seu o serviço. Como o nome indica, ele abre uma porta específica em todos os Nós e qualquer tráfego enviado a essa porta é encaminhado para o serviço.

  • ReplicaSet

O ReplicaSet é um serviço que garante que um número especificado de réplicas de POD está sendo executado a qualquer momento. Como tal, é frequentemente utilizado para garantir a disponibilidade de um número especificado de Pods idênticos.

 

 

 

 Referências:

Documentação oficial Kubernetes

 https://www.youtube.com/watch?v=jb8NZj9wX4A

https://www.youtube.com/watch?v=eV4ujv8kKC8

https://stacksimplify.com/azure-aks/azure-kubernetes-service-namespaces-imperative/

https://medium.com/tecnologia-e-afins/kubernetes-f456e59332d3

https://napoleon.com.br/glossario/o-que-e-kubernetes-liveness-probes/

Descrição de alguns componentes utilizados no Kubernetes